Se você acompanha corridas de cavalos, certamente já deve ter se perguntado quanto pesa um cavalo de corrida. Afinal de contas, esse é um fator fundamental para ajudar a entender a força e agilidade deste animal.
Uma corrida não é ganha somente com velocidade, existem diversos fatores que afetam a performance da dupla, tipo de pista, condições climáticas, treinamento e, claro, o peso do animal que fará as disparadas.
Até os próprios jockeys passam por pressões a respeito do seu peso, afinal de contas, ser leve é quase tão importante quanto ser competente para guiar o cavalo. Já dá para notar que saber quanto pesa um cavalo antes de apostar é bastante relevante, certo?
Bem, vamos descobrir agora quanto pesa um cavalo e outras informações relevantes para suas apostas.
Afinal de contas, qual a média de peso de um cavalo?
O cavalo como espécie é um mamífero que varia entre 350 a 500 kg, contudo, os cavalos que são criados com foco em corridas acabam chegando muito mais próximo dos 500 kg.
Assim como nós, seres humanos, a rotina de treinos e exercícios colabora para animais mais encorpados e musculosos. A média do peso desses animais é de cerca de 453 kg.
Antigamente, esses animais eram criados para serem mais fortes e pesados, contudo, a industrialização mudou a motivação para a criação desses animais. Agora, um dos principais motivos para financiar um haras é o entretenimento.
Como o peso do cavalo afeta sua performance em uma corrida
Existe uma máxima na biofísica das corridas chamada “lei do cansaço progressivo”. Esta lei afirma que quanto maior o peso do animal, mais rápido ele tende a chegar na fase de fadiga aguda em uma corrida. Mas como isso acontece?
Esse pode ser um processo um pouco complicado, então vamos simplificar para você: quando uma corrida começa, o cavalo utiliza o oxigênio que está no seu corpo para movimentar-se. Com o passar dos metros, o mesmo passa a utilizar o oxigênio captado pelos pulmões.
Depois dos 400 metros, o cavalo está completamente dependente da captação de oxigênio e também acumula ácido lático. No final da pista, o processo de contração muscular responsável pela velocidade já é realizado praticamente de forma anaeróbica (sem oxigênio), dando início à fadiga aguda.
Cavalos mais pesados tendem a passar por todo esse processo mais rápido devido ao esforço extra necessário para se movimentar. Em corridas mais longas a diferença de peso entre os cavalos de corrida tende a se atenuar.
Para se ter uma ideia, cada quilo a mais equivale a cerca de 3 metros de diferença em uma pista reta de 2.000 metros.
Gostou de compreender mais sobre quanto pesa um cavalo de corrida? Continue acompanhando o nosso blog e descubra mais sobre como apostar utilizando todas as informações a sua disposição.